terça-feira, 4 de junho de 2013

A importância de se ler e escrever.

As escolas consideram, tradicionalmente, que o objeto de ensino é a língua, e não a escrita. E nelas, os conteúdos trabalhados são, prioritariamente, a gramática e a ortografia. Se aquelas práticas sociais que dão sentido à leitura não são usuais nas vidas dos alunos dessa escola, é preciso que façam parte de rotina deste ambiente. No entanto a leitura aí tem por objetivo, normalmente, a aprendizagem de um conteúdo. O seu exercício – e o da escrita – com propósitos comunicacionais não é comum. o significado da leitura e da escrita se constrói de acordo com este propósito comunicativo. Para que isto aconteça, a escola deve proporcionar aos alunos atividades como, por exemplo, leitura de obras para compor uma antologia, produção de resumos para divulgar determinadas obras, produção de textos informativos para publicação em murais, jornais ou na internet. E também ler e escrever para produzir outras narrativas: filmes, animações, clips musicais, etc.

12 comentários:

  1. A leitura e a escrita são fundamentais.Os atos de
    leitura e produção de textos são atividades na escola,no trabalho,nas relações interpessoais e na vida.
    O texto é o foco principal do processo ensino-aprendizagem,todo o texto é feito para ser lido.
    Existem diferentes situações de leitura,como ler
    textos de acordo com o interesse do leitor,situação de trabalho e em situação de educação formal,sendo importante destacar que o domínio das linguagens,facilita muito a conquista da autonomia,acesso a informações,permitindo a comunicação de idéias,sentimentos e diálogo,necessários para negociação dos significados e a aprendizagem continuada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite|Vicenta espero que nossos propósitos sejam alcançados.

      Excluir
  2. Realmente a leitura é super importante,pois sem ela não tem iterpretação e entendimento das coisas que nos rodeiam, é o foco principal do aprendizado.
    Se os nossos alunos sabem ler e interpretar os enunciados das situações problemas, eles já têm a metade da resolução; porém esse está sendo um grande desafio: a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você o entendimento na resolução de problemas isso ficaria menos complexa o parte dos calculos

      Excluir
  3. À medida que a humanidade evolui, os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das soluções, é por esse motivo que propomos as mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amigo está sendo um desafio de aprendizado cada vez mais difícil porque a tecnologia esta ai para ser explorada tanto pelo o professores quanto pelos os alunos ..

      Excluir
  4. Sim colega, é preciso encarar o desafio de buscar desenvolver a competência leitora e escritora, afinal ler e escrever são não só necessidades intelectuais mas, principalmente, um prazer!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Vale também destacar que desde cedo os alunos têm
    contato com os números racionais representados na forma decimal nas situações que envolvem o sistema financeiro.Da mesma forma, já realizaram cálculos
    mesmo que os registros não tenham sido formaliza-
    dos.
    Os alunos devem ser incentivados na prática um modo
    de calcular muito comum em situações cotidianas:
    o cálculo mental.

    ResponderExcluir